“As pessoas precisam perceber que isso é uma arma”, diz Ronda Rousey sobre o doping

Nesta semana, a lutadora Ronda Rousey, um dos principais nomes femininos do UFC, concedeu uma entrevista ao “Yahoo! Sports!”. O principal assunto abordado por ela, foi o doping.

– As pessoas precisam perceber que isso é uma arma, elas estão levando uma arma ao octógono e fazendo do nosso esporte uma coisa insegura. O dia que uma pessoa morrer no octógono, e a pessoa que matou apresentar substâncias que melhoram a performance no organismo, veremos o primeiro caso de homicídio. Vai destruir o esporte todo. É preciso um controle rigoroso de testes antidoping, como tem nas Olimpíadas, ou até mais rigorosos.

– É um esporte de combate, não estamos tentando acertar a bola com mais força. Essas drogas podem fazer você acertar mais forte uma pessoa. Não é como: “Oh, vamos começar a ter recordes mundiais de levantamento de peso”. Não. Seremos capazes de machucar muito mais uns aos outros. É isso que me preocupa. Estou preocupado que isso seja uma escalada até alguém morrer.

Em certo momento da entrevista, Ronda provocou sua rival Cris Cyborg, que já foi flagrada em antidoping por uso de anabolizantes:

– Estive pronta para lutar com ela a qualquer momento. É a única que não vem lutar contra mim. Ela é trapaceira, uma fraude. A última coisa que irei fazer é exceções por ela. Não vou subir de peso e tornar as coisas mais fáceis para ela, pois ela vem tornando as coisas mais fáceis para ela própria a vida inteira. Ela precisa aprender a lição de que não pode mais fazer isso. Estou aqui para ensinar a qualquer um que isso não é aceitável. Trapacear, trazer uma arma para tentar machucar alguém não é uma forma de se conseguir reconhecimento.

Ronda Rousey é a atual dona do cinturão peso-galo do UFC. A atleta de 28 anos possui um incrível histórico no MMA, com 10 vitórias em 10 lutas.

A americana também fez sucesso no Judô. Ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, e a medalha de bronze nas Olímpiadas de Londres, em 2012. Ambas as conquistas foram na categoria até 70 kg.

1

2

3